"Survivor Tips" !

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Já postei aqui sobre a Kris Carr, uma escritora americana linda e de bem com a vida, que tem um tipo de câncer raro e incurável: os tumores ficam "adormecidos" em seu corpo e ela cuida fazendo exames periódicos. Ela é demais! Depois que ela descobriu a doença, mudou totalmente seu estilo de vida e dá várias dicas para os seus leitores sobre bem estar, alimentação saudável e alegria. É muito inspiradora!

Amo o livro dela "Câncer, e agora?", que ganhei da minha mãe quando descobri a doença e também sempre acompanho seu site "Crazy Sexy Life" - http://www.crazysexylife.com/ ! Quem sabe um dia converso com ela ao vivo? #dreamaboutit!

Um dos posts do seu blog fala sobre "As 10 Coisas que Aprendi com Pessoas que Passaram pelo Câncer". Eu achei muito interessante, e tentei relacionar com o que eu passei. A pesquisa foi feita com mulheres que tiveram câncer de mama. Eu vou postar aqui, mas depois vocês também podem acessar o link e ler no blog dela mesmo: http://crazysexylife.com/2011/survivor-tips/ . Nessa pesquisa, a pessoa que postou, que se chama Lissa Rankin MD (têm várias pessoas que postam no blog dela), chega à conclusão de que a maioria vive intensamente, e mudou totalmente sua vida e suas atitudes depois da doença, fazendo com que ela repensasse sobre sua vida também! Confiram a "translation mais ou menos" que eu fiz, comentando sobre os tópicos:

1. Seja você: pessoas que tiveram câncer andam carecas nos shoppings, falam o que pensam, riem mais e fazem o que querem. - Bom... eu me arrependo de não ter tirado uma foto careca!! Grudei tanto na minha peruca que não tirava pra nada! Afinal, foi uma fase da vida... hoje não tenho nenhuma foto para postar aqui! Eu deveria ter sido mais EU nesses momentos, mas também entendo o que sentia!

2. Não seja puxa-saco: pessoas que tiveram câncer param de ser "puxa-sacos", não ligam para o que as outras pessoas pensam! - Não é toda hora que podemos fazer tudo o que queremos, mas também não precisamos ficar puxando saco de ninguém! Concordo!

3. Aprenda a dizer não: Pessoas que tiveram câncer aprendem a dizer não, quando não querem realmente. - Preciso melhorar nesse quesito! Muitas vezes, ainda não consigo dizer nãoooo!

4. Ficar brava: E depois desculpar-se. Brigar, discutir, depois pedir desculpas, resolver na hora. - Hmmm acho que vou perguntar pro Mario! Kkkkkk!

5. Não ser obsessiva com a beleza: Pessoas que tiveram câncer não se preocupam se têm o cabelo perfeito, se os peitos estão "alinhados" (se elas ainda têm os peitos, né?). - Penso que a vaidade sempre nos acompanhará, ninguém vai querer sair por ai brucutu... mas quem já passou pela quimioterapia, perda de cabelos, cirurgias, mastectomias.... Realmente, tudo fica muito pequeno perto da vontade de querer apenas VIVER! No matter what!

6. Faça agora!: Não espere acontecer algo para mudar. - Nem preciso comentar, né?

7. Dizer "Eu te amo" mais: Afinal, nunca se sabe o dia de amanhã. Não deixe a pessoa sem saber! - Dizer eu te amo para as pessoas que amamos faz bem para a alma! Te amo marido, te amo família, te amo mãe, te amo pai, te amo irmão, vó, amigos.... É muito bom demonstrar para as pessoas!

8. Cuidar do seu corpo: Pessoas que tiveram câncer se interessam mais pela saúde, bebem menos, algumas param de fumar, dormem melhor. - Nem preciso falar por quê estudo Nutrição, não é? Amo! Passei a me interessar demais pela área da saúde e priorizo muito isso na minha casa.

9. Priorizar a liberdade: Ser workaholic não é a resposta. Tenha tempo para fazer outras coisas, aproveitar a vida. Dinheiro não compra a saúde. - Ontem tivemos grupo de oração e uma das discussões foi essa: sobre o nosso tempo. Será que aproveitamos bem o tempo que Deus nos deu aqui na Terra? Trabalhar e conseguir conciliar seu tempo com qualidade de vida, aproveitando os bons momentos.... essa eu acredito que seja a resposta!

10. Correr riscos: Pessoas que tiveram câncer combateram seus medos. Sabem que a vida é para ser vivida. Então vá saltar de para quedas se quiser, faça bungee jump! Viva como se fosse morrer amanhã! -

Um dos meus pensamentos quando fiquei doente foi esse... e ainda é....!



Eu, quando descobri o nódulo no seio!
Resolvi correr alguns riscos antes do tratamento começar!

E vocês? O que acharam?? Concordam com tudo?
Meninas que passam ou já passaram pelo câncer... como se sentem?
O que mudou na vida em relação aos valores??
Me escrevam!!!!

E não se esqueçam.... aproveitem os momentos!




Sunset Beach- Hawaii
Momentos....

12 comentários:

  1. Oi Do, eu acho muito importante cada um tirar, de sua experiencia pessoal, as melhores lições. Cada um é diferente e portanto, absorve e aprende de uma forma diferente.
    No meu caso, resolvi estabelecer algumas metas para o fim do tratamento, coisas que me motivaram a passar pelos momentos mais dificeis, sabendo que quando eu chegasse no fim disso poderia me recompensar.
    Então, comecei largando um emprego que me trazia muito stress e agora estou começando a cumprir todas as outras metas, conforme possível.
    Isso me faz bem.

    Inclusive, vou colocar mega hair na segunda-feira e sei que você colocou, queria saber se você gostava do mega e se a cola de queratina estragou o cabelo que nasceu depois. Você pode me passar essas informações?
    beijos.
    Thai

    ResponderExcluir
  2. Oi Thai!!!!! Tenho acompanhado seu blog (adoro!) e vi que vc largou seu emprego e esta cumprindo suas metas.... E esta muito feliz nao eh? Fico muito feliz em saber que você já vai colocar mega hair e tudo esta chegando ao fim!!!!!
    Eu fiquei muito feliz com o resultado do mega. Nao tive problemas com a cola e nem depois quando ia crecendo o cabelo. Na verdade, meu cabelo cresceu meio esquisito, meio "sem corte" e mais enrolado.. Então o mega me ajudou a disfarçar tudo isso. Quando tirei ele já estava quase chanel!! Dai fui cortando e arrumando ele aos poucos.... Tem que ter uma certa paciência! (mais ainda?) hehehehehe.... Mas tenho certeza que vc vai gostar, coloca fotos pra gente ver, ok?
    Um bjao pra vc!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olha a FOCA do HAWAII!!!! kkkkkkk Qtas lembranças.. Qtas emoções!

    Dô adoro seus posts!!! :) Tenho orgulho de ser sua amiga!!

    Love U MaFriend!

    Bjooo

    Ju Papa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juuuuuu! Muitas emoções mesmo!!!! E lembranças muito boas!!! Esses são os momentos que temos que curtir e lembrar para sempre!!! Amo vc minha amiga! Bjos!

      Excluir
  4. Oi Dô!!!! Puxa, realmente a gente muda, né? Hoje eu me permito muita coisa, não faço mais social e voltei a ser eu mesma, mais sincera, mais chata...e mais feliz! Qto a careca, tb não assumi, não gostei, tb não tenho foto e odiei cada segundo sem cabelos, pra mim isso foi too much. na saúde, no começo a gente fica psicótica, super natureba, nem desodorante usa kkkkk depois a neura passa e vem o EQUILÍBRIO! Essa é a palavra chave, concorda? E tb me sinto mais corajosa em relação aos problemas da vida, né? Claro que as vezes bate um medão de tudo voltar, mas passa rapidinho! Tenho fé que estou curada! Bjkas Fer Niero

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fer!!!!! Que bom você por aqui!!!!! Eh tudo isso exatamente que eu sinto..... Tudo muda, mas acredito que para melhor!!!!! Estamos curadas Fer!!!! Saudades de vc! Bjos!

      Excluir
  5. Dolores Amei seu blog!!! Parabéns!
    Precisamos sempre ter em mente histórias de vida como a sua, precisamos do desapego às coisas fúteis, como ficar chateada por não comprar aquela bolsa ou aquele sapato... Precisamos viver com mais amor e intensidade! Tive um câncer maligno na tireóide á um ano, mas como meu médico diz, nada grave, e passei por cirurgia e radioiodoterapia, tudo muito rápido. Mesmo assim, me acho uma mulher, mãe, filha, amiga, muito melhor! Vou continuar te acompanhando e te indicando!...rs Muitas Bençãos de Deus em seu caminho! Bj
    Eliana Kakishita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Eliana, tudo bem? Adorei seu recado e concordo com tudo o que falou... Muitas coisas passam a ser fúteis perto das coisas que realmente importam na nossa vida! Podemos aprender muita coisa depois que passamos por isso, ne? Que Deus abençoe vc tb muito!!! Graças a Deus curadas!!! Um bjao!!!

      Excluir
  6. Oi Dolores, tudo bom...achei seu blog por acaso, numa indicação do facebook..Sou do interior do Paraná, casada, mãe de 2 meninos, dona de casa, empresária e ainda fotógrafa nas horas vagas... Nossa, a sua história mexeu comigo, pois em junho de 2011 descobri um câncer maligno no reto... tinha 33 anos e vi meu mundo cair...mas, graças a Deus, orações de amigos, fiz a cirurgia, ranquei o tumorzinho e estou curada, sem precisar fazer quimio ou radio..agora estou também no acompanhamento... e vai dando um friozinho na barriga quando chega seis meses né... o meu exame de acompanhamento será em abril, mais tenho fé que jamais essa doença irá volta, pois estou mudando minha alimentação e meu jeito de encarar o mundo... Somos vencedoras e abençoadas... a minha cirurgia foi um sucesso... o risco de vida que corri, foi após 15 dias da cirurgia, pois tive embolia pulmonar e fiquei na Uti por 3 dias... Hoje, estou tratando a embolia... e cuidando com exames... Mas, amo a vida, meu marido, meus filhos e viajar... quero muito conhecer tudo... e sei que vou, pois em nome de Jesus estou curada, alegre e muito feliz... se quiser ler meu testemunho tenho um blog onde coloco minhas fotografias... entra lá e procura testemunho... foi no mês de novembro... www.mifreneda.blogspot.com Vou te adicionar lá também tá... quero sempre te acompanhar... tudo de bom e sucesso sempre.. com as bençãos de Deus..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Micheli, q recado lindo ! Eh muito bom saber de testemunhos como o seu e de todas aí de cima! Eh a prova que Deus eh maior... De que podemos passar por isso, olhar para trás e ver o quanto fomos corajosas e fortes! E sempre ter fe de que nunca mais vamos ter nada, e sim muita alegria e muuuuuuita saúde em nossas vidas !!! Vou olhar seu blog, depois deixo um recadinho lá!!! Bjinhos!!! Obrigada pela visita e pelo recado .... ; )

      Excluir
  7. oi Do!!
    Minha mae te viu na tv hoje e me contou do blog...achei ele aqui e voce esta de parabens! Que bencao, 5 anos de remissao...que alegria! Puxa, voce ja tinha o diagnostico quando foi saltar? Lembra que eu estava la na area de paraquedismo? Foi um ano e meio depois que meu pai foi diagnosticado. Posso dizer Do, que apesar da distancia, sempre orei por voce quando eu soube, e fico imensamente feliz que Deus atendeu nossos pedidos! Voce e' uma inspiracao para todos, continue sempre assim!!
    um beijao, Raquel (do IEIJ!)

    ResponderExcluir
  8. Dolores
    Como eu me identifico com tudo que vc escreve! da peruca ao medo da pena dos outros. \adorei o blog, passei por tudo issso em 2010, com 31 anos, qdo minha filha tinha apenas 4 meses decobri, apesar de todo o avalanche que cai, foi uma fase feliz, entre quimios, cirurgia, cirurgia e radio... vi minha filha crescer com muito carinho. Sobre as 10 coisas, muito bom, principalmente a parte de nao se importar com o que os outros pensam e nao dar tanto valor ao $$, aproveitar o tempo pra ser feliz. Saúde e felicidade. Eli

    ResponderExcluir