Quimio vermelha e Quimio branca!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Quando comecei a fazer o tratamento, sempre ouvia sobre a tal da quimio vermelha e da quimio branca ... ficava pensando sobre os possíveis efeitos de cada uma. Ao todo fiz oito quimioterapias, sendo metade vermelha e metade branca. Comecei fazendo a vermelha, que fez meus cabelos caírem, junto com os cílios e sombrancelhas. 

Não tive enjôos e me sentia bem fisicamente, levei uma vida normal. Na época estudava, dava aulas de inglês e continuei fazendo tudo até a minha cirurgia, quando tive que ficar um tempo a mais de repouso, mas não foi a quimio que me impediu de fazer minhas coisas normalmente. So não tive disposicao para esportes, como já comentei no post anterior. Maaaasss...durante esse período fui para praia, festas, fazenda, não deixei de fazer nada, pois me sentia bem para tudo isso e não queria perder nenhum precioso momento da minha vida!


A quimio branca para mim teve gosto de reta final, mas me deixou um pouquinho mais cansada, minhas unhas e pontas dos dedos ficaram muito sensíveis. Lembro de ter dores no corpo também, bem fortes, uns três dias depois que tomava a medicação, mas que logo depois passava. Vendo minhas fotos dessa época de tratamento, me vejo muuuuito diferente de como era antes e de como sou agora, mas eu não me sentia assim. Me sentia muito bem e não me achava nenhum pouco diferente!

A boa noticia: a gente esquece, independente se for quimio vermelha, branca... tudo passa. Tenho amigas em tratamento que me perguntam dos efeitos colaterais, e é muito difícil relembrar. Não lembro de passar mal e nem de ter sido uma coisa impossível de enfrentar.... É claro que, se fosse para escolher, nunca queria ter passado por isso.. mas já que aconteceu, "vambora"! Tive que enfrentar da melhor maneira..

Acredito que nossa mente, nosso pensamento positivo, nossa fé, vontade de vencer, de viver, nosso humor... tudo isso ajuda em como será o tratamento, e na intensidade dos efeitos colaterais, independente da coloração do medicamento. Se estamos passando por esse tratamento de choque, temos que acreditar infinitamente na nossa cura e que aquilo ali é só para o bem. 

Picc-y0chqmlgv-232183-320-350_largeDepois que esse tempo passar ficamos bem novamente. É chato ter que ir ao hospital, sentar na poltrona, estender o braço, furar veia e ficar nessa rotina por um período. Mas esse período é muito curto, em relação ao que a nossa vida espera de nós depois... Tenho certeza que voltamos da quimio mais fortes, corajosos e com uma visão diferente de tudo. Afinal, a vida é muito mais!!

Desejo muita força para quem está passando pelo tratamento! Acreditem que em breve vai acabar e vai se tornar apenas uma fase da vida que passou, renascendo uma pessoa melhor em cada um... e todos esses efeitos colaterais, vão cair no esquecimento! Ou vocês acham que dá para acreditar que eu já passei por tudo isso? ;)

                                                            

9 comentários:

  1. Tudo é temporário! Só é difícil de lembrar disso no "durante". Mas encontrando pessoas como você para nos lembrar disso fica menos difícil, né?
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade.... é difícil lembrar disso quando estamos passando pelo "furacão"..... Mas depois que tudo passa, a gente também esquece de como foi..... ;)
      Bjosss !!

      Excluir
  2. Seu blog ficou LINDO! Tive muitas experiências difíceis na vida, em outros assuntos bem diferentes... mas sabe que também tenho dificuldade de me lembrar do "durante"? Só me lembro que superei, e que hoje estou mais forte do que nunca! Beijos amiga linda!

    ResponderExcluir
  3. Lindo post!!!! E que bom que sempre passa...
    Um bjo,
    Fabi

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu post. Estou iniciando minhas quimios a primeira foi ontem e só senti um enjôo e vômito ontem à noite. hje um pouqinho de fraqueza.
    Deus nos dá bastante forças para enfrentarmos tdo com coragem.

    ResponderExcluir