Minha Gravidez Depois da Quimio !

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

"Geralmente os medicamentos quimioterápicos causam efeitos desagradáveis e isso ocorre por estes medicamentos se distribuírem por todo o organismo a fim de atingirem as células dos tumores, porém também atingem as células normais. Estas reações não são apresentadas por todos: alguns terão pequenas reações, outros de maneira mais acentuada, dependendo de como o organismo vai reagir e também da maneira que a pessoa vai aceitar a doença, pois a auto-estima elevada diminui esses efeitos colaterais. À medida que as sessões da Quimioterapia vão chegando ao final esses efeitos irão desaparecendo. Mesmo após o término de tratamento quimioterápico, a possibilidade de gestação é uma questão delicada, tendo que se considerar o caso individualmente". Guardei esse panfleto que peguei para ler em uma clínica que fui esses dias... e relembrei de como fiquei aflita com a questão de talvez não poder ser mãe depois que terminasse meu tratamento.



Quando eu era mais nova, sempre pensava: "quero casar com 25 anos, ter filho com 26, passar minha lua-de-mel não sei onde"... e por aí vai.... Mas não imaginava que minha vida ia dar uma pausa por causa de um câncer, e tudo iria mudar radicalmente... ! Depois que minha quimio acabou, passado dois meses meu organismo já tinha voltado ao "normal" e voltei a menstruar, meu cabelo ja estava crescendo normal, me sentia mais fortinha ... Eu fiquei até surpresa, pois achei que iria demorar um tempo (isso foi em agosto de 2007) ... passado uns meses, descobri que estava grávida, em novembro de 2007. Quando descobri, fiquei muito surpresa: eu já estava de 11 semanas!!



Relembrando que, meus médicos recomendaram gravidez só após 5 anos de remissão, pois o câncer de mama costuma ser hormônio-dependente, ou seja, tende a crescer com o estímulo hormonal. Na gravidez, há o risco de se estimular células tumorais residuais... é um risco que se corre se engravidar... Mas eu sempre acreditei muito que isso nunca iria acontecer comigo, pois Deus me deu a oportunidade maravilhosa de ser mãe, mesmo inesperadamente e sem planejar, pois eu e o Mario ainda nem éramos casados, acredito muito que aconteceu porque era um presente do céu, um milagre, e não mais uma preocupação de doença.... E então demos o nome de Miguel, nome do anjo forte que expulsou as coisas ruins do paraíso, tendo o mesmo significado para mim: ele tirou de mim, tudo de ruim que eu tinha, e graças a Deus, nunca mais voltou!

Eu grávida, e meu paizinho, no meu aniversário e chá de bebê

Com os "dindos", no dia do batizado, meu irmão Helinho e minha cunhada Luciana

Eu e minha mãezinha! Sessão de fotos!
  
E então, aqueles meus sonhos de quando era novinha, de um jeito ou de outro, se concretizaram: me casei aos 24, tive um filho com 25, e minha lua-de-mel foi um tempão depois que o Miguel nasceu !!!  Com câncer ou não, tudo o que eu sonhara tinha acontecido, e sou muito grata a Deus por tudo isso que Ele me deu!

No nosso casamento, e o Miguel na barriga, em 2007

Eu e Mario, comemorando aniversário de casamento na "lua-de-mel" um tempão depois!

Por isso, mulheres que também têm esse sonho de engravidar depois da quimio... não desanimem! Nada é impossível ....  mesmo quando a gestação não é mais possível pelo processo natural, ainda existem as alternativas de indução da ovulação e o armazenamento de óvulos em bancos de centros de fertilização assistida.

Fiz todo o acompanhamento durante minha gravidez, e graças a Deus deu tudo certo... comigo, e com o bebê, que hoje é um menino lindo e muito forte! :D

Nós três !

Meu anjinho !

21 comentários:

  1. Oi Dolores, é muito legal ler isso, pois falam tanto em mulheres que depois da químio acabam não podendo ser mãe e você mostra que para Deus tudo é possível. bjs

    ResponderExcluir
  2. Oiii Ivelise!!! O nosso Deus, é o Deus do impossível, né? :D Bjinhos, obrigada pelas visitas!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Amiga... to aqui lendo tudo e me emocionei tanto! Como você é especial!! E mereceu tudo que sempre sonhou desde menina, da forma perfeita que Deus planejou para você. Mulher guerreira, mãe exemplo, amiga rara. Tenho muita sorte de ter você no meu caminho! Conta comigo! Beijo da Fa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Faaaa!!! Me emocionei também, obrigada pelo recado e pela amizade V.I.P hehehehehe!!!!! Adoro vc amiga!!!

      Excluir
  4. Querida Dolores, sou irmã da Gabi, a Mari... fiquei sabendo que vc está aí cuidando da minha mana, e gostaria de te dizer que, mesmo não te conhecendo pessoalmente, já sei que vc é um anjinho que Deus colocou aí nesse lugar. Não só para minha irmã, mas para todas as pessoas que te conhecem e que, através da tua vida, se fortalecem e ficam mais felizes.
    Obrigada por sua dedicação e carinho pelas pessoas ! Continue sempre assim !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mariiii !!!!! A Gabi eh uma amiga muito especial para mim!!!!!! Estou aqui sempre que precisarem!!!!! Já conheci a Estela, agora falta vc hein???? Obrigada pelo recadinho, adorei !!!!!! Um bjao p vc!!!!!

      Excluir
  5. Amiga linda....
    Nunca vou esquecer do dia que ficou sabendo que estava grávida vc e o Mario passando em casa para me contar....
    Foi uma felicidade incrível, tomamos um suco na padaria para comemorar lembra???

    E por falar nisso acho que fui a primeira amiga a saber não eh???

    bjo bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que lembro amiga, vc foi a primeira a saber e a fazer um brinde com tanjal!!! Kkkkkk !!!! Saudades, já já tamo aí pra nos vermos de novo!!!! Bjocas

      Excluir
  6. Dôooo, dá pra parar de fazer a gente se emocionar... sua xula linda!! Vc é ÚNICA! Amo demais essa família... ai que saudade que dóooiiii... vem loooogoooooooo! bjos Xúuuuuu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Japaaaa!!!! Como ta os preparativos da festa tripla? O Gui falou q eh a festa das trinta, mas eu to fora dessa, só p avisar ta???? Kkkkkkk!!!!!!! Nao vejo a hora de chegar aí para ver vcs!!!! Amo amo!!!!

      Excluir
  7. Nao to querendo esperar esses 5 anos não... será??? uma vontade de burlar o sistema...

    ResponderExcluir
  8. Oiii Mi!! Kkkkkk .... Pois é... Eu burlei sem querer né? kkkkkkkkkk Acredito que é o tempo de Deus, e só Ele sabe do nosso futuro e dos planos que temos ..... Se for para acontecer amiga, acontece.... Pode acreditar! ;) Bjinhos!

    ResponderExcluir
  9. Dolores, o Miguel está muito lindoo!! parabéns beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Ana Flavia! Obrigada pela visitinha... Adorei! Bjinhos.... ;)

      Excluir
  10. Dolores, eu já sabia de toda a sua luta, amei a idéia do blog! Você é uma pessoa iluminada, com Deus no coração. E para Deus nada é impossível, não é mesmo? Muitas saudades de vocês, viu? Um beijo e um abraço bem apertado nos três, dos três daqui ;)

    Viviane Ribeiro Chocorosqui Barboza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada prima!
      Adoro vc muito!
      Bjo nos três daí dos três aqui! ;)

      Excluir
  11. oi queria muito entrar em contato com vce eu tbem tive cancer de mama estou terminando a quimioterapia estou muito feliz.

    ResponderExcluir
  12. Ler essa historia linda me fez chorar muito de emoção. Estava mesmo precisando conhecer pessoas assim como vc. Tenho 27 anos e tenho cancer do colo do utero, vou começar minha quimio mês que vem, e lendo essa historia estou muito confiante que no final de tudo isso vou receber um presente maravilhoso como o seu, tenho fe no Deus do impossivel e jamais vou me deixar abater. Obrigada, vc acabou de acender uma luz muito forte de esperança dentro de mim. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Tudo bem!!! Fico muito feliz por ajudar dessa forma! Aguarde que vem mais posts por aí... E sempre muita fé e pensamento positivo sempre. Deus guarda muitas surpresas para nossas vidas... Um bjão!

      Excluir
  13. Sempre pensei que quando tivesse um filho ele se chamaria Miguel. Conheci um homem maravilhoso, me casei em 2010 e hoje tenho um linfoma de hodgkin. Estava procurando informações na internet sobre a gravidez após a quimio, pois ainda não temos filhos, e encontrei sua página. Quando li o nome do seu filho me emocionei muito! Obrigada por dividir comigo e com quem mais precisar, a sua história! Com certeza é um relato de vitoria e incentiva mulheres como eu, que estão passando pela luta contra o câncer, a nunca desistir da maternidade! Muito obrigada pela sua generosidade! E que a sua família linda tenha cada vez mais saúde!
    Maíra Gerotica Rangel
    mgerotica@gmail.com

    ResponderExcluir