Se alguém que você conhece tem câncer....

sábado, 28 de janeiro de 2012

.... E se você encontrar por acaso na fila do banco, fazendo compras no mercado, tomando sol no clube, comprando roupas em alguma loja ou tomando um café na padaria da esquina, não faça cara de indignação do tipo: "Nossa, você está aqui? Não era para você estar em casa chorando?"! Quantas vezes eu encontrava as pessoas nos corredores da faculdade, no shopping, em festas de casamento e já percebia os olhares querendo saber o que eu estava fazendo ali! Isso me fazia sentir tão mal que muitas vezes no começo eu não queria mais sair, achando que todo mundo estava olhando minha peruca ou que estavam com dó de mim. Tinha gente que até falava: "Oi, nossa, você aqui, como está diferente, nem te reconheci", e eu colocando peruca igual meu cabelo, cilios postiços, tudo para parecer o mais natural possível.. #valeuhein! Mas depois isso passou naturalmente... e as pessoas foram se acostumando com a idéia de eu estar vivendo minha vida normalmente e a me encontrar em vários lugares normais! Afinal, a vida continua e temos que levá-la da melhor forma. Por isso, se você conhece alguém que tem câncer e que pode sair de casa e levar a vida normalmente durante o tratamento, não faça cara de indignação! #ficaadica! Quanto mais despercebida eu passava nos lugares mais feliz eu ficava! Uhuul, que popstar hein? Não, não é isso, antes fosse, né? kkkk ... o "despercebida" que quis dizer é ser tratada normalmente: "Nossa, fulana nem percebeu que eu estava de peruca"! ... Isso nos faz sentir um pouco melhor! Eu achava legal a pessoa ser sincera quando queria tocar no assunto comigo ou quando ficava indignada ao me ver:  "Dô, sei que você está em tratamento, você está de peruca? Tá bonita, parece seu cabelo mesmo" ou:  "Que bom que você está aqui, eu não sabia como você estava, mas fico feliz em te ver tão bem assim! Vou te ligar pra ir na sua casa e a gente conversar"... Perceberam a diferença?
"Oi, tudo bem? Sim, sou eu, numa festa, comendo pastel e até dançando,
posso ser feliz neste momento também
ou você vai ficar me olhando aí com carinha de dó"?
Mario, eu de peruca e minha sogra Carmen having fun!!!!

Uma coisa que eu aprendi é... ser feliz e celebrar a vida em todos os momentos!!

E se você quiser agradar seu amigo passando pela quimio, pode falar coisas fofas do tipo:  "Rezo por vc e sei que vai ficar bom" , "Isso vai passar", "Só liguei para vc saber que estou pensando em vc", "Eu te amo", "Se quiser conversar, estou aqui" ....  :D

7 comentários:

  1. Oi Dolores, tudo bem???
    Eu já tinha visto seu comentário sim e acesso seu blog sempre. Fico muito feliz em ver uma história de sucesso como a sua - sem falar no tanto que você continuou linda de peruca e mega e espero que eu consiga essa façanha também.

    Em relação ao que você disse no post, é exatamente isso que eu sinto, por isso não contei para todas as pessoas do meu círculo social e nem família. Somente as pessoas próximas acompanham a minha história e a minha luta, porque não queria muitos olhares julgadores.
    Também levei uma vida relativamente normal durante a quimio, comi porcarias, fui em festas e até viajei.

    Bom, continuarei acessando para emprestar um pouco da sua força nessa reta final.
    Beijos,
    Thai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thai!!!!!! Q bom, fico feliz que você sempre entra aqui e acompanha o blog!!:D Eu também sempre entro no seu para ler seus posts! Adoro!!! Firme e forte na luta! Bjão!

      Excluir
  2. Oiii Helo !!!! Me lembro muito bem destes momentos e ainda acontece comigo várias vezes até hoje... acredita?
    Bjinhosssss

    ResponderExcluir
  3. ADOREI o seu blog! :o) No momento escrevo um blog sobre minhas experiências com um CA de canal anal. Passa lá para dar uma forcinha também! http://pandegapanda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Tudo bom? Meu nome é Iane e gostaria de algumas informações. Minha prima-irmã foi diagnosticada com um linfoma no mediastino. Estamos tentando manter a vida dela mais normal possível. Por isso fiquei encarregada de pesquisar sobre perucas e cílios postiços. Você poderia me dar uma ajuda? Existe algum tipo de cílios postiços mais indicado para pessoas em quimio?
    Muito obrigada e adorei o blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Iane, tudo bem? Obrigada pela visita!! Bom, cílios postiços eu usava mais em festas e ocasiões especiais... Mas existem alongamento de cílios, que posso fazer um post sobre isso amanha.... Você eh de Londrina também???? Se você for, perucas eu indico a Bernadete Nunes, daqui mesmo... Vamos nos falando!!! Um bjao e forca para sua prima!!!!! ;)

      Excluir