Dicas de Nutrição: IMUNIDADE!

domingo, 18 de dezembro de 2011

Oi gente! Mais uma dica da querida nutricionista Carol Borghesi, hoje sobre IMUNIDADE, muito legal! Confiram!

                                  
                                        MELHORANDO A IMUNIDADE

"O post de hoje é sobre um assunto muito importante para todas as pessoas que estão fazendo quimioteriapia. Durante este período a imunidade do paciente deve ser reforçada, portanto hoje vou mostrar para vocês que através da alimentação é possível garantir um sistema imunológico saudável.

Invista em alimentos fontes de Zinco, pois este mineral está diretamente relacionado com o sistema imunológico, veja a importância do Zinco no nosso organismo:

·         Tem função reguladora no funcionamento de linfócitos e fibroblastos.
·         Necessário para a formação das células T, células importantíssimas no nosso sistema imunológico que tem a função de combater fungos, bactérias e vírus.
·         Ajuda a diminui o stress oxidativo e também diminui a geração de citocinas inflamatórias.

Através do consumo de alimentos ricos em Zinco conseguimos fornecer todos esses benefícios ao nosso sistema imune, portanto que tal adicionar estes alimentos fontes em sua alimentação diária: semente de abóbora, castanha de caju, amêndoa, nozes, farinha de centeio, lentilha, feijão carioca.

Existem alguns condimentos que podem ser usados no preparo de diversos pratos que também ajudam a melhorar o sistema imunológico, confiram:

Gengibre:
Ajuda a combater inflamações das vias aéreas e da garganta e pode ser usado também para acalmar o estômago, em caso de enjoos e digestão difícil.

Canela:
O condimento impede o desenvolvimento de bactérias no organismo, inclusive aquelas que proliferam na boca e provocam o mau hálito.

Orégano:
Tem ação anti fúngica no nosso organismo.


ATENÇÃO: muito cuidado com todas as verduras crucíferas: Agrião, brócolis, couve chinesa, couve de Bruxelas, couve flor, couve manteiga, nabo, rabanete, repolho e rúcula.  Devem ser evitadas 2 dias antes e 2 dias após a quimio, pois estes vegetais são altamente detoxificantes, ou sejam ajudam a desintoxicar o organismo, portanto devem ser evitados nos dias próximos aos dias da quimio para evitar que a ação dos medicamentos da quimioterapia seja diminuída.

Outra maneira de reforçar o sistema imunológico é garantir um intestino saudável, pois ele é um importante órgão de defesa, é a nossa barreira protetora contra diversos microrganismos. Confiram as fotos abaixo da reportagem que saiu na Veja no começo desse mês de dezembro para vocês entenderem melhor a importância deste órgão:

                            


                                 



Os probióticos são as conhecidas “bactérias do bem” que podem ser consumidos vivos sob a forma de alimentos (através de alguns tipos de iogurte e leites fermentados) ou na forma de cápsulas ou sachês. A ingestão dos probióticos garante o equilíbrio da fora intestinal e mantém as células do sistema imunológico em estado de alerta permanente.
Espero que tenham gostado da matéria, qualquer dúvida estou a disposição.

Beijos"

CAROLINA BORGHESI – www.carolborghesi.com
Nutricionista
CRN 8-5702

E aproveitando a matéria da Carol, vou postar um vídeo que passou no dia 16.12 no JORNAL HOJE, sobre a DIETA ANTI-CÂNCER, que achei muito interessante também, sobre a IMUNIDADE!





Um comentário: