Dicas de Nutrição TODO MÊS !

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Todo mês agora no blog, teremos dicas de alimentação com a Nutricionista CAROL BORGHESI, do blog VIDA SAUDÁVEL. Dicas preciosas não só para quem está em tratamento, mas para prevenção também! E o primeiro post será sobre Antioxidantes! Já falei sobre eles aqui, mas vamos reforçar o assunto hoje, pois são alimentos essenciais no nosso dia-a-dia! Se alguém quiser saber sobre algum assunto relacionado à alimentação durante a quimio, alimentos que previnem doenças, sucos, etc, escrevam para o blog, ou direto para a Carol, que aí nós vamos bolar um tema bem legal e a Carol irá responder todas as dúvidas, ok?
"Importância da alimentação antioxidante!
A alimentação é um dos fatores mais importantes que contribuem para o surgimento de várias doenças crônicas não transmissíveis, inclusive alguns tipos de câncer. Outros fatores também devem ser levados em conta quando se trata de doenças crônicas não transmissíveis, como fatores genéticos, estilo de vida e fatores ambientais. 
Através da alimentação saudável é possível diminuir o risco do aparecimento destas doenças. Existe um grupo de alimentos, os chamados alimentos antioxidantes que são capazes de interceptar a ação do excesso de radicais livres no nosso organismo. Radicais livres em excesso podem oxidar e danificar lipídeos celulares, proteínas e DNA, inibindo a sua função normal e conduzindo a várias doenças.
Os considerados alimentos antioxidantes são os alimentos ricos em vitaminas A, vitamina C e vitamina E, fitoquímicos (Ex: flavonoides, catequinas, carotenoides, antocianinas, quercetina, resveratrol, beta glucanas, entre outros).
E hoje vou mostrar para você uma sugestão lanche da manhã riquíssimo em alimentos antioxidantes:


Alimento
Antioxidantes presentes
Chá verde
Catequinas
Mamão
Vitamina A, carotenoides
Farelo de aveia
Beta glucana
Castanha do Brasil
Vitamina E


É importante ressaltar que cada pessoa apresenta uma individualidade bioquímica, portanto as quantidades dos alimentos citados acima não foram descritas pois varia de indivíduo para indivíduo. Consulte sua nutricionista para que ela faça um cardápio personalizado de acordo com as suas necessidades. Todo mês estarei aqui no blog da Dolores postando dicas para vocês, espero que gostem, qualquer dúvida é só deixar um recado, ou mandem um email para carolborghesi@hotmail.com.

Quem quiser mais dicas, receitas e informações de alimentação saudável acesse meu site: www.carolborghesi.com

Beijos"

                                                  CAROLINA BORGHESI
                                                             Nutricionista CRN: 8-5702

Um comentário:

  1. Oi Doo! Já postei a novidade no meu blog também!
    Ficou muito bom o post, obrigada pela oportunidade.
    Beijãaao

    ResponderExcluir