Mamografia pelo SUS

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Procura por mamografia no SUS ainda é pequena

Dos 4,8 mil exames ofertados por mês, em Londrina, apenas 2,27 são agendados. A oferta de exames de mamografia pelo SUS em Londrina ainda é maior do que a procura por parte das mulheres com mais de 40 anos. Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que, de janeiro a junho deste ano, 28,8 mil exames foram oferecidos, mas apenas 12,1 mil foram agendados, ou seja, sobraram 16,6 mil. Na média, 4,8 mil exames são disponibilizados por mês na cidade, mas somente 47% disso, ou 2,27 mil, são agendados. Até junho deste ano, foram registradas 90 internações e 226 novos casos de câncer de mama em Londrina – os óbitos são informados apenas no final do ano. Em 2010, foram 429 casos, 187 internações e 33 mortes.  Indicada para mulheres com mais de 40 anos, ou 35 anos com fator de risco – histórico familiar -, a mamografia pode detectar o câncer de mama em estágio inicial, aumentando a chance de cura da paciente. Para agendar o exame pelo SUS, é preciso apenas ir a uma das 52 unidades básicas de saúde, que faz um exame clínico e encaminha a mulher a uma das seis clínicas particulares credenciadas. “O exame clínico é feito por um médico ou um profissional de enfermagem. E, geralmente, temos oferta para o dia, então, a pessoa é atendida bem rápido”, explica a assistente técnica de enfermagem da Direção de Ações em Saúde (DAS) de Londrina, Tatiane Almeida do Carmo.
 Mulheres têm medo do exame
A chefe da 17ª Regional de Saúde, Djamedes Garrido, acredita que o problema da baixa procura por mamografias no Sistema Único de Saúde não é divulgação. “Muitas mulheres não estão procurando. Algumas têm medo do exame em si, porque dizem que dói... Estamos estimulando os programas de Saúde da Família a chamar as mulheres dessa faixa etária a fazerem a mamografia.” O secretário municipal de Saúde, Marcio Nishida, acredita que, além da falta de divulgação, a grande dificuldade está na falta de conscientização, que pode ser vencida com campanhas, como as realizadas neste mês. “Muitas pessoas não procuram o SUS por medo de que demore, mas é muito rápido o encaminhamento”, garante. De acordo com Tatiane, a oferta de exames é grande e a procura tem aumentado, sobretudo, em razão das campanhas de conscientização, como as realizadas nos dois últimos sábados. “As unidades abriram para realização de preventivo e encaminhamento de mamografias. Com isso, além das duas mil mulheres que atendemos todos os meses, conseguimos atingir mais 600 no primeiro sábado e 850 no segundo”, comemora. As mamografias são ofertadas gratuitamente pelo SUS desde 2009 e, por enquanto, a oferta está liberada, ou seja, não há um número máximo de exames que podem ser realizados. Em 2012, o teto dos municípios será calculado de acordo com a média de mulheres atendidas neste ano. “Por isso, quanto mais atendimentos fizermos neste ano é melhor, já que a média será calculada com base nisso”, lembra Tatiane. Ela acrescenta que, em 2010, a meta era atingir 16% das mulheres com idades entre 50 e 69 anos, e conseguiram atingir 20%. “Para 2011, nossa meta é 20%.”

Fonte: Jornal de Londrina, 27.10.11


Um comentário:

  1. Dô Blogueira!!!
    Já é o 3º comentário que estou tentando postar!!!!
    Perdi td o q eu tinha escrito...
    Mas resumindo...

    Que LiNdO seu Blog... amei!
    Que Deus continue te abençoando amiga, e te usando p/ compartilhar com as pessoas que estão passando pelo que vc passou h'á um tempo atrás, para que elas possam ter Esperança e FÉ, para que elas se sintam encorajadas a continuar de cabeça erguida nessa caminhada, assim como vc fez!!! :))

    Amo vc patrick!!!

    Bjos,
    Ju Papa

    ResponderExcluir