Ganhei uma amiga!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Escrever no blog me permitiu conhecer algumas pessoas que estão em tratamento, e uma delas foi a Débora, que me mandou um email maravilhoso, contando sua história, e como está lutando contra um Linfoma de Hodgkin. Ela tem 21 anos, é linda, também perdeu os cabelos, teve que trancar a faculdade para se tratar. Com a autorização dela, vou postar o depoimento que me enviou, para mostrar para vocês uma lição de vida. Não a conheço pessoalmente ainda, mas sinto uma tranquilidade e muita fé vindo dela. Uma pessoa iluminada. Tenho certeza que já ela vai estar como eu: curada, apenas dando seu depoimento de cura e contando para as pessoas a sua batalha.

"Meu nome é Débora Francis, tenho 21 anos e também sou de Londrina. Fiquei sabendo do blog através de uma amiga e me apaixonei pela sua história, pois fica nítido que sua luta contra o câncer deixou de ser apenas mais um belo caso bem-sucedido e passou a ser a sua causa. É impressionante como, através de seus textos, você consegue inspirar solidariedade, transmitir esperança, além de passar uma energia extremamente positiva, especialmente quando trata de forma alegre o que poderia ser um drama, mas também quando expõe de forma sutil suas “fraquezas” durante o processo de recuperação, afinal só quem passou por algo parecido sabe que a tristeza bate na porta quase todos os dias e, às vezes, faz bem deixá-la entrar. 
Devo confessar que, por pura identificação, o que mais me encantou foi saber a idade com que enfrentou a doença, exatamente na fase em que alimentar a feminilidade, descobrir uma paixão, compartilhar momentos com os amigos são algumas das coisas mais prazerosas, e, algumas vezes, repelidas pelos efeitos colaterais do tratamento. Perceber que você conseguiu vencer sem deixar de lado nenhuma delas causou um efeito muito positivo em mim, que ainda estou lutando. 
Pra você saber um pouquinho da minha história, contarei meu caso de uma forma breve...
Há mais ou menos um ano eu descobri um caroço, que mudou minha vida.
Primeiro comentei com a minha ginecologista que percebia a presença de uns nódulos na região do pescoço, logo em seguida notei que o tamanho de um deles destoava dos demais.  Procurei um infectologista, ele pediu uma punção, foi quando recebi o resultado “sugestivo”, porém assustador, que mais tarde se confirmou com a biópsia.
Eu jamais imaginei que com 20 anos receberia um diagnóstico de câncer: Linfoma de Hodgkin. Num primeiro momento fiquei desesperada. Geralmente o novo causa medo e, dessa vez, não foi diferente. Tive muito medo de tudo.
Mas demorou pra cair a ficha que eu realmente estava doente, pois não apresentava os sintomas da doença - com exceção do caroço e uma coceira nas axilas – costumava brincar que não estava doente, mas a quimioterapia iria me deixar parecendo como tal.
Fiz vários exames antes de dar início à temida quimioterapia.
A ficha caiu no exato momento em que, sentada numa poltrona, eu ouvi a primeira de muitas “-só uma picadinha”. Como o protocolo inicial eram 6 ciclos (12 sessões) meu médico quis me poupar do famoso catéter. No final, sofri muito, tanto na hora de puncionar quanto para coletar sangue, pois minhas veias ficaram muito prejudicadas com as aplicações.
Tive uma complicação no pulmão, por isso precisei deixar de tomar, nos dois últimos ciclos, um dos quatro medicamentos indicados para tratar esse tipo de Linfoma. Creio que isso atrapalhou um pouco minha recuperação.
Depois disso precisei fazer 20 sessões de radioterapia. Logo que terminei, passaram-se apenas 20 dias para eu notar que meus nódulos voltaram a crescer, a partir desse momento percebi que a luta não tinha acabado.
Já fiz outra biópsia, coloquei catéter e fiz uma sessão de quimioterapia, estou iniciando um novo protocolo de tratamento, esse um pouco mais agressivo. É provável que eu tenha que fazer um transplante autólogo de medula óssea.
Confesso que fiquei um pouco desanimada mas, apesar de tudo, estou tentando encarar cada dia como uma continuação necessária, como se desde sempre isso já fizesse parte dos planos. É uma forma de amenizar um pouco a falta de fôlego que dá de pensar no novo, de novo.
Não tem sido fácil, mas "sem o amargo, o doce não é tão doce". É exatamente nesse momento delicado que eu pude perceber o quanto não dava o devido valor a tudo que hoje me faz falta e, por mais trágico que possa parecer, o câncer me trouxe inúmeras coisas boas e estas com certeza ficarão marcadas para sempre, diferentemente das coisas ruins - a doença em si, o tratamento e todas suas conseqüências – são desafios que surgiram simplesmente para serem transpostos e, quando assim o forem, deixarão de ser para sempre.
Como o próprio nome já diz – paciente – hoje eu espero pacientemente pelo o dia em que essa fase se tornará apenas um detalhe na minha vida, mas fico muito feliz por saber que certos aprendizados e sentimentos serão, de uma forma ou de outra, consciente ou inconscientemente, eternizados por mim e por pessoas como você. Parece que ao saber disso, tudo começa e termina do mesmo jeito, fazendo sentido.
Muito obrigada por mostrar que é possível encarar o câncer de um jeito leve, e, também, por despertar  mais vontade ainda de querer me curar, afinal de contas, como diz o título de um de seus textos, sinto  “saudades da vida normal...”!

 Um dia antes da minha primeira quimioterapia, estou ao lado da minha super amiga Luciana, foi ela quem me apresentou o blog e cortou meu cabelo 2x antes dele começar a cair, inclusive na foto já estou com a cabeleira cortada por ela

Já em tratamento, estou de peruca em uma festa


Após o término "primeiro" tratamento, o cabelo estava curtinho, e ainda não sabia que, possivelmente, ele iria cair mais uma vez...



Um beijo Dolores. Com carinho,
Débora.
24.10.2011".

Fiquei sem palavras! Apenas tenho a dizer que, quando tinha mais ou menos sua idade, eu também passei por isso. Tive meus momentos de tristezas e medos, mas meus bons momentos foram muito maiores. Não deixe nunca o lado ruim vencer o bom. Não deixe nunca de admirar o quanto somos fortes e corajosas. Tenha fé e esperança, sempre. Tenha pessoas queridas ao seu lado. Acredite em Deus, acredite na vida, em você! Somos muito mais do que imaginamos! Deus é mais! Obrigada pelas palavras de carinho, é muito bom ter esse retorno, saber que de um jeito ou de outro, estou alcançando meu principal objetivo de escrever o blog, que é o de ajudar e poder transmitir esse "outro lado" de enfrentar a doença, o da positividade, paz, paciência... :D Daqui a pouquinho, a sua vida também irá "voltar ao normal", tenho certeza!





24 comentários:

  1. Muito legal o blog e a publicação..!! força Débora.. tenho certeza que você irá ficar boa em pouco tempo..!! muito emocionante a história de vocês..!! um beijo.

    ResponderExcluir
  2. A Debora é uma guerreira! Conheço ela desde pitukinha, pq estudei com o irmão mais velho dela durante quase toda a minha vida!
    Com a aparência delicada dela, pequenininha, acabamos por pensar que ela é frágil! Mas essa mocinha se demonstrou uma pessoa extremamente forte, nos dando uma verdadeira lição de vida e de perseverança... Tenho certeza que mais uma vez ela vai superar essa fase, e peço a Nosso Senhor Jesus Cristo que a ilumine para que sua recuperação seja rápida e logo logo ela possa aproveitar a sua juventude novamente!
    Tenho mta fé no amor supremo de Deus!
    Debora, estamos juntos com vc nessa batalha! No que for preciso, pode sempre contar comigo e minha família!
    Não vamos deixar a peteca cair, em?? Força! Isso tudo vai passar!
    Beijos e fica em paz!

    ResponderExcluir
  3. Lindo seu depoimento Deh, emocionante!!! Vc é uma guerreira lindona, ja ja vc vai ler isso e se orgulhar de como passou por tudo isso de cabeça erguida!!! Força e fé!!! Dolores, muito bacana a ideia do blog, de transmitir para as pessoas que agora passam por essa fase que vc tambem ja superou e bateu de frente, parabens!!!

    ResponderExcluir
  4. Sem palavras pra vcs, meninas, parece que tudo o que eu possa dizer soará insignificante perto da força e do otimismo que vcs têm!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelos comentários gente! Acabei de voltar da igreja, e a palavra foi: "deixe Deus agir em sua vida. O melhor ainda está por vir para você"... Pensei e orei muito por você hoje Débora! Tinha que falar isso para você!! Obrigada a todos pelas visitas e comentários! :D

    ResponderExcluir
  6. Débora, sinto que você é uma menina cheia de vida e muito adorada pelos seus amigos!!!! Continue assim que, com certeza, irá superar de letra esse problema em sua vida. Parabéns pelo blog Dolores.

    ResponderExcluir
  7. Lindo texto Deh! Voce escreve mto bem! Mesmo acompanhando nao mto de perto, vc tem sido um exemplo pra todos nós... Vai dar tudo certo!

    ResponderExcluir
  8. Dolores, parabéns!!!!
    Parabéns pela superação, pela iniciativa de escrever e pelo amor compartilhado em cada palavra desse blog.Que muitas e muitas pessoas possam tomar suas experiências como exemplo, conforto e motivo de ação.

    Deb, quem te conhece sabe o quanto você é especial e loguinho superará mais essa!!!!
    Força lindinha, fé!!!!!!
    Você esta cercada de pessoas que te amam muito!!!
    Estamos todos juntos nessa!!!!

    Beijo pra vocês, Ju Rezende :-)

    ResponderExcluir
  9. Dô!
    Eu amei ver meu depoimento aqui, foi realmente emocionante! Ficou lindo o jeito que vc organizou o texto, as fotos, e suas - belíssimas - palavras! Aliás, MUITO obrigada por cada uma delas, pelo seu trabalho em oganizar tudo, por ter rezado por mim, enfim, por TUDO!
    Ter te conhecido foi um presente!
    E nunca me cansarei de dizer, parabéns pelo blog, foi maravilhosa a oportunidade que vc me deu de participar, nunca me esquecerei disso!
    Um super beijo, Dô, não quero perder o contato com vc, ainda trocaremos vários e-mails até o dia que a gnt possa se encontrar! :D

    Ah, e tb agradeço a todos pelos comentários, fiquei muito feliz! :D

    ResponderExcluir
  10. Não há nada que não consigamos plainando nas asas da oração.! Força, menina! Deus está contigo! E nós torcendo por vc! E lembre-se ... não é por isso, mas apesar disso.... vc vai e precisa continuar vivendo! Deus é maravilhoso e está junto de nós em cada empreitada que a vida nos propõe! Muita fé... que ao final, tudo dá certo! E se não deu...ainda... é pq o final ainda não chegou! bejos em seu coração!

    ResponderExcluir
  11. Ahhh quantos depoismentos lindos, quantas meninas guerreiras, que histórias supreendentes de superação... Parabéns pela iniciativa Do....tem ajudado mt gente.....
    Debora..força...É SÓ UMA FASE... e vc vai superar....
    Bjoooo
    Mariana Bahdur

    ResponderExcluir
  12. Oii Dé,
    Li seu depoimento e me emocionei, muito bonito! Que lição de vida e superação! Fé que logo vc superará essa luta, tenho ctza! FORÇA!!
    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  13. Minha amiga que palavras lindas... com certeza quem também luta contra o cancer, ao ler seu depoimento encontra forças pra conseguir superar tudo isso... voce é um exemplo a todos nós! tenho um orgulho imenso de voce! te amo muito!
    mari =*

    ResponderExcluir
  14. ai Dé, sua TUDO! mil vezes emocionante!! to achando muito legal o contato entre vc e a Dolores, com certeza a história de vcs vai dar força pra muita gente na mesma situação! continua firme lindona! jaja isso tudo termina! beijinhos, Vi =)

    ResponderExcluir
  15. Dé,
    Apesar de ter algo bem diferente de você, mas que também está comigo desde sempre e que diferente do câncer, é incurável; Até pra mim, que tenho uma doença e tenho que cuidar dela todos os dias, foi ótimo ler o que você escreveu e provou mais ainda o que sempre me disseram: "Deus não dá a cruz pra quem não pode carregar". E estas coisas, apesar de doloridas, só nos mostram como somos muito mais fortes e muito melhores do que nos imaginamos. Sei sim que tem horas que dá vontade de jogar tudo pro ar e desistir... mas ao mesmo tempo nós sabemos que não temos a capacidade de deixar tudo de lado. Que amamos nossa vida, nossos amigos e as pessoas que estão ao nosso lado; e são essas coisas que apesar de chorarmos muitas vezes nos fazem continuar! Nossa perseverança não nos deixa desistir, porque somos escolhidos e somos especiais (eu pelo menos me sinto assim!).
    Continue tendo muita força Dé, como eu já te disse... apesar de umas serem mais pesadas, cada um leva a cruz que aguenta.
    E pra tudo há um motivo e logo você vai perceber, o quanto apesar de pesado foi bom, como você mesma disse: "o câncer me trouxe inúmeras coisas boas e estas com certeza ficarão marcadas para sempre.."
    Pense sempre nessas coisas boas, que você jamais as conheceria se não fosse o câncer!
    Um beijo, e fique bem!

    *Nani =)

    ResponderExcluir
  16. A Dé é uma das pessoas mais incríveis que eu já coonheci! São todas as melhores qualidades unidas numa só pessoa, numa só pessoinha a qual mesmo com dificuldades está sempre sorrindo, um sorriso que é capaz de desarmar uma guerra!
    Eu te admiro tanto, que nem todas as palavras de todas as diferentes línguas faladas no mundo seriam capazes de expressar!

    ResponderExcluir
  17. Débora, tenho uma coisa para te dizer: Parabéns!
    Você é um exemplo, uma guerreira, e vai superar mais essa.
    Adorei suas palavras.
    Muita força e saúde para vc. Que Deus te ilumine cada vez mais.

    ResponderExcluir
  18. Dézinha, como suas palavras foram tocantes e profundas. Essa pessoa aparentemente pequenina de tamanho,tem uma força, uma garra TÃO grande que desde o início nos surpreendeu.
    Privilégio é quem tem o prazer de conviver ao seu lado e tê-la ao redor, pois você é uma menina especial, que por onde passa deixa sempre uma energia boa,com seu jeito carismático, meigo, doce e pitoquito de ser.
    Torço, Rezo e acredito na sua recuperação.
    ''Muitos chamados, e poucos são escolhidos'' (O Evangelho segundo o Espiritismo) Isto é, acredita pois você realmente é forte, porque Deus não da o fardo acima do que possamos carregar.

    Um beijo com todo carinho,
    larha

    ResponderExcluir
  19. Débora,
    eu não a conheço e por "acaso" entrei nesse maravilhoso blog...
    Querida, tenha sempre em mente que isso vai passar!!! Tudo passa! De tudo tiramos lições, isso é um grande aprendizado... e depois que isso tudo passar, nada mais será problema para você! Você está vivendo nesse período o que muita gente não consegue aprender e crescer em toda a vida.
    Deus irá curá-la. Eu tenho certeza. Minhas orações hoje estarão voltadas a você.
    Saúde!!! Você já é uma vencedora.
    Com carinho,
    Monique

    ResponderExcluir
  20. Débora, lembra sempre que a cura está dentro de voce, na tua fé , na tua meiguice, no amor dos teus pais e irmão...dos teus amigos.Seus olhos brilhantes e tuas covinhas encantadoras mostram que voce é um ser iluminado, se reconecta fortemente com a tua luz interna, aciona o Divino ainda mais forte dentro de voce, e acredita que a energia do universo já está te abençoando e curando.
    com amor.

    ResponderExcluir
  21. Dehhh.. meu recadinhho esta um pouco atrasado diante do post, mas como vc sabe, nao sou frequentadora ativa dessas redes sociais! hahaha Estou passando pra dizer, que quando soube do blog e li o seu depoimento, tambem me emocionei muito. Porem, nao fiquei surpresa com a forca que me passou atraves dele, e nem com a facilidade de expor todos os seus sentimentos, pois te conheco, e desde sempre suas cartas me admiraram e me insipiraram. Seu relato me deu uma saudade imensa de vc. Fico muito feliz por toda forca que esta recebendo, e concordo com um dos recados ali de cima, que privilegiados sao aqueles que estao sempre ao seu lado.. vc merece, eh guerreira e logo ira superar esta fase, tenho ctz!!! Entrei aqui hoje, pois sonhei com vc tres noites seguidas, e nos sonhos a gente conversava muitooo deh.. hahaha sobre os nossos assuntos infinitos e interminaveiss! Isso sinaliza oq?? muita saudade de vcc!! Beijos se cuida, e fica com Deus. Nanda

    ResponderExcluir
  22. posso dizer, só mais uma vez (mentira, continuarei dizendo ad infinitum), que vc é maravilhosa? ser sua amiga e poder fazer parte da sua grande história é um privilégio pra mim! te amo <3

    ResponderExcluir
  23. Que blog mais lindo!!! Parabéns Dolores!!! Uma amiga me mandou perguntando se conhecia, ainda nao tinha visto, mas é um iniciativa linda!!!

    Tb já passei por mta coisa por causa dessa doença, tenho uma história longa, porém vitoriosa Graças a Deus.....e o fica eh sempre o lado bom!!!

    Se puder ajudar de alguma forma as pessoas q hj passam por isso, conte comigo.....sao nossas histórias de superaçao e vitória que ajudam os demais a nao desistirem nunca e ter a certeza de que pra Deus nada é impossível, nós temos a marca da promessa meninas!!!

    Débora soube do seu caso por alguns amigos em comum que temos, acredito q sua foi sua mae tb q me ligou dia desses, gostaria mto de te conhecer e te ajudar no que for possivel e preciso!!! Força menina, vc pode, vc vai vencer.....vou querer ler sua historia aqui depois que tudo isso passar!!! =)

    Estou a disposiçao.

    Grande bju à vcs

    Jakeline Soler
    jakesoler2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii Jake!!! Ja passei o recado para a Debora!!
      Obrigada pelo recadinho... Que bom que vc achou o blog!!!!
      Deus abençoe vc...
      Beijossss
      Do

      Excluir